O governador Mauro Mendes (DEM) divulgou um cronograma das obras que serão executadas pelo governo do Estado após assumir a concessão da BR-163. Um trecho de travessia urbana em Sinop, entre os quilômetros 823 e 834, foi considerado prioridade e os trabalhos devem começar em 2023, com conclusão no ano seguinte.
Outro trecho considerado prioritário é o que começa no posto Gil e vai até Nova Mutum. São cerca de 100 quilômetros e as obras começam no ano que vem, devendo ser concluídas em 2025. O prazo é o mesmo previsto para as obras do quilômetro 321 ao 353, na rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá.
Outro trecho de Sinop foi incluído no cronograma, porém, as obras devem iniciar em 2025. Os trabalhos serão executados entre os quilômetros 839 e 855.
Conforme Só Notícias já informou, no último dia 4, o governador assinou, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Carvalho e o ministro do Tribunal de Contas da União, Marcelo Dantas, um termo de ajustamento de conduta, com a Agência Nacional de Transporte Terrestre, para a MT PAR, do governo do Estado, assumir a concessão da BR-163, de Sinop a divisa com Mato Grosso do Sul, 823 km. Com isso, a Rota do Oeste deixará de ser a concessionária. A empresa já aceitou desistir da rodovia após descumprir dezenas de cláusulas contratuais para fazer as obras.
Mauro Mendes liderou a articulação para o governo estadual assumir a gestão da rodovia. O secretário da Casa Civil, Rogério Gallo, fez a apresentação do ‘plano de ataque’, com as obras e informou que os procedimentos burocráticos devem ser solucionados até dezembro. O Tribunal de Contas da União (TCU) deu sinal verde para o governo estadual assumir a gestão da rodovia e priorizar algumas obras, dentre elas a duplicação do trecho Sinop-Posto Gil, de 230 km, onde há muitos acidentes, com vítimas fatais (de janeiro a setembro foram 25 mortes em 80 km de Posto Gil a Nova Mutum). Ele previu que em abril de 2023 deve começar a duplicação desse trecho.
Também vai ser melhorado trecho da 163 no trecho chamado de Imigrantes, em Cuiabá e Várzea Grande e resolver o “degrau’ na pista em Nova Mutum (em alguns trechos com mais de 10 centímetros), onde são registrados diversos acidentes. As travessias urbanas (passarelas) em Sinop e Lucas do Rio Verde serão construídas no segundo semestre do ano que vem e, em 2024, as de Sorriso e Nova Mutum.
Gallo também explicou, na solenidade com prefeitos, deputados, presidentes de entidades, como o governo estadual pretende fazer a gestão e investir R$ 1 bilhão na rodovia a curto prazo, e a médio prazo, R$ 2,5 bilhões. A previsão de redução de frete, com as obras que serão feitas nos próximos anos, deve chegar a R$ 6,35 por tonelada.
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