PUBLICIDADE

Secretaria confirma 5 casos de varíola dos macacos em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein (foto: assessoria/arquivo)

O coordenador do Centro de Combate às Endemias de Sinop, Jorge Bevilaqua confirmou, hoje, cinco casos da varíola dos macacos (Monkeypox) em Sinop. Ele afirmou que entre os positivos estão duas crianças e três adultos, que estão com os casos clínicos estabilizados, outros nove casos seguem em investigação. O tratamento da doença necessita de repouso e uso da medicação indicada pelas unidades de saúde para cada caso.

Segundo Jorge, os sintomas comuns são semelhantes aos de outras doenças, como febre, dor corporal e nos olhos, alguns casos também podem apresentar tosse. A doença pode ser transmitida independente da faixa etária, já que é uma doença transmitida por pequenos roedores, como esquilos e algumas espécies de ratos através de contato com fluídos corporais, lágrimas, saliva, mucosa nasal, entre outros.

O coordenador explicou que a vacina da varíola comum também protege contra o Monkeypox, cerca de 85%. Ele reforça que os cidadãos que estiverem com a carteira de vacinação em dia estão prevenidos contra o vírus. Em caso de sintomas, o paciente deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento ou a Policlínica Menino Jesus.

As prevenções da doença se assemelham com os cuidados contra a dengue e o Covid-19, sendo importante a redução de contato físico e troca de fluídos corporais em todos os aspectos, compartilhamento de objetos pessoais, além da limpeza dos quintais para dificultar a proliferação de pequenos roedores próximos ao perímetro urbano.

Cidades com maior número de notificações

Cuiabá – 71 – 58 positivos
Várzea Grande – 35 – 18 positivos
Tangará da Serra – 9 – 4 positivos
Sorriso – 4 – 1 positivo
Lucas do Rio Verde – 3
Nova Mutum – 2

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE