A câmara de vereadores aprovou, hoje, o projeto de lei que autoriza a prefeitura a firmar um termo de fomento com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no valor de R$ 1,6 milhão. A matéria foi aprovada por unanimidade, em primeira e única votação.
Segundo a câmara, a finalidade do termo é custear cursos de formação profissional para mil pessoas com o objetivo de formar mão de obra especializada em 50 turmas em 11 áreas de atuação. O investimento do município conta com uma contrapartida financeira do Senai para a oferta dos cursos e o compromisso de investimento de R$ 6 milhões para ampliação da estrutura da unidade operacional local.
A câmara informou ainda que, devido à grande oferta de vagas de emprego que requerem mão de obra técnica e a falta de profissionais qualificados que estejam disponíveis no mercado de trabalho, existe uma real necessidade de contratação das empresas locais, sendo inclusive um fator que compromete o desenvolvimento e expansão de negócios privados e consequentemente, interferindo no desenvolvimento e arrecadação municipal.
Os parlamentares também aprovaram a cessão de um imóvel do município, por tempo indeterminado, para a Associação Lar dos Idosos. Na avaliação do Legislativo, “a medida é de fundamental importância uma vez que irá beneficiar a comunidade luverdense já que se trata de espaço físico onde se realizarão práticas de atividades culturais e recreativas, atendimentos em saúde e alimentação, bem como outras atividades de interesse da coletividade”.
Na sessão desta segunda-feira, ainda foi aprovada uma moção de pesar pelo falecimento do primeiro prefeito de Lucas do Rio Verde, Werner Haroldo Kothrade. Ele morreu na última semana e foi prefeito entre 1989 e 1992.