PUBLICIDADE

Sorriso: prefeitura e bombeiros devem reforçar atendimento pré-hospitalar integrando atendimentos com cidades vizinhas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

A prefeitura deve confirmar adesão à Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros integrando os atendimentos em Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. O prefeito Ari Lafin e o comandante regional, tenente-coronel Jean Oliveira debateram o mecanismo de funcionamento da central, que deve otimizar o atendimento pré-hospitalar com enfermeiros e médicos nas viaturas de resgate. “Com isso, além de já avançar com o atendimento profissional no momento do resgate e do transporte, a parceria também permite que os bombeiros possam atuar em outras áreas, o que resulta em aumento de efetivo, ainda que indireto”, explica Jean, acrescentando que vai melhorar o “tempo-resposta” para os atendimentos.  Para que as equipes possam se deslocar mais rapidamente para pontos mais distantes do quartel, é necessário que sejam instaladas bases de atendimento em locais estratégicos. “As instalações não demandam grandes investimentos, pois consistem em edificações simples, que permitam a permanência da equipe e da viatura”, destaca o militar.

O prefeito Ari Lafin analisou que “é um tema que estamos discutindo há um bom tempo e sim, vamos seguir com este trâmite junto aos Bombeiros, o que vai melhorar os atendimentos, tornar mais ágil este trabalho, sem a necessidade de grandes investimentos, o que seria indispensável se optássemos pelo Samu, por exemplo”.

O vereador Iago Mella, que participou da reunião, apoiou a iniciativa e, inclusive, cogitou destinar emenda orçamentária. “É uma proposta muito interessante e seria ideal, inclusive, já iniciar este trabalho com médicos embarcados nas viaturas”, afirmou.

Os bombeiros trabalham com duas viaturas destinadas ao resgate, com a prefeitura cedendo seis técnicos de Enfermagem. Com a termo de cooperação técnica, cabe a prefeitura ceder profissionais enfermeiros e médicos. Os atendimentos, então são regulados via Central em Sinop. Com isso, nas viaturas com enfermeiros, o médico-regulador pode passar orientações a estes profissionais embarcados nas viaturas, o que pode permitir manobras mais avançadas no trabalho de atendimento, resgate e salvamento, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025

O governo de Mato Grosso divulgou, hoje, a relação...

Prefeitura confirma Us Agroboy no réveillon de Alta Floresta

A prefeitura divulgou, hoje, a programação do réveillon na...

Sorriso: condutora é socorrida após bater carro em poste

Um Fiat Uno colidiu contra um poste no canteiro...
PUBLICIDADE