A prefeitura publicou edital, esta semana, visando selecionar uma companhia para trabalhos de coleta, transporte, tratamento e destinação final de lixo hospitalar gerados pelos serviços de saúde do município. O certame ocorrerá dia 24 de outubro, no formato de pregão eletrônico.
Serão recolhidas vacinas já aplicadas, instrumentos para inoculação mistura de culturas, bolsas transfusionais, sobras de amostras laboratoriais contendo sangue ou outros fluídos corporais, carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros materiais biológicos provenientes de procedimentos médicos e mais. Esses materiais deveram ser armazenados em recipientes especiais ou levados até o aterro sanitário municipal, na linha 38, próximo à BR-163.
Com investimento de R$ 340 mil, recursos da prefeitura, a licitação deve contemplar o Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, bem como as Unidades de Saúde da Família (USF) Jardim do Araguaia, São Cristovão, Cidade Nova, Jardim Vitória, Centro, Cotrel, Aeroporto, entre outras.
“O manejo inadequado desses materiais pode trazer riscos a todos os funcionários envolvidos neste processo e à população em geral. Podemos lidar com consequências como a contaminação do solo, do lençol freático e das águas superficiais, como rios, mares e córregos, além da proliferação de doenças e a contaminação de catadores. Daí a necessidade de técnicas específicas durante todo o processo, reduzindo os riscos à vida e degradação do meio ambiente”, justifica a prefeitura.