A Universidade Estadual de Mato Grosso definiu o mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, ano que vem, e definiu as inscrições a partir do próximo dia 24 e vão até 7 de novembro, com 25 vagas para formação de profissionais que atuam no desenvolvimento, implementação, avaliação e difusão de metodologias e tecnologias visando a potencialização da produtividade em consonância com as políticas públicas e práticas ambientais.
O programa de pós-graduação tem três eixos temáticos com oferta de nove vagas para inovação tecnológica na produção agrícola, suas relações nos agroecossistemas, no uso racional dos recursos naturais, na gestão e políticas públicas (agrícola e ambiental) visando a sustentabilidade e qualidade de vida dos envolvidos; oito vagas para tecnologias de produção, gestão, saúde, segurança alimentar e nutricional, para formulação de políticas públicas com objetivo ao desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva hortícola. São oito vagas para Mitigação dos impactos socioambientais em sistemas de produção agrícola, manejo intensivo, serviços ecossistêmicos, impactos na biodiversidade, potencial de bioprospecção e contaminação.
Há quatro etapas no processo de seleção. A primeira etapa será de Produção Científica, a segunda etapa de Coeficiente de Rendimento, de caráter eliminatório, a terceira etapa será a Análise do pré-projeto de pesquisa e na última etapa, de caráter classificatório, a entrevista individual com duração de 20 minutos realizada on-line no dia 23 de novembro, via Google Meet. O resultado final será publicado em 30.