A auditoria das urnas eletrônicas será realizada neste domingo no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Cuiabá. A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em nota, informou que fortalece o compromisso com a democracia ao ceder o espaço e reforça a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em garantir a execução do teste de integridade do voto eletrônico.
Ao todo serão sorteadas no Plenário do Tribunal, às 8h neste sábado, 23 urnas eletrônicas das 25 zonas eleitorais de Mato Grosso. A escolha é feita de forma aleatória entre as seções do estado e deste total, 18 urnas passarão por auditoria convencional, duas serão destinadas à realização do teste de integridade com uso de biometria e três serão auditadas na seção eleitoral.
No dia da eleição de 7h às 16 horas as urnas estarão em constantes testes e monitoramento pelo TRE. Ao término deste horário, o resultado apresentado pela urna será verificado se é o mesmo que o sistema de apoio exibe. Essa é mais uma demonstração de que o sistema eletrônico de votação é seguro.
O presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Rocha, aponta que os votos depositados a título dessa conferência não serão considerados válidos. Antes de ser convidado a participar da testagem, o eleitor deverá comparecer à sua zona normalmente. Na avaliação do magistrado é uma votação simulada para comprovar se o que foi feito na urna eletrônica bate com aquilo que você colocou no papel
“Foram feitos seis mil votos impressos, como era antigamente. O eleitor pega o papel, vai na urna e digita aqueles números que estão no papel e o deposita na urna. Ao final, no encerramento da eleição, tiramos a quantidade de votos que tem na urna eletrônica, pegamos os papeis e conferimos. É feita a comparação dos dois e isso está sendo filmado 24 horas”, reforça.
De acordo com o presidente, Gustavo de Oliveira, a Fiemt como palco da festa da democracia evidencia o comprometimento da instituição em trabalhar para a federação. “Fazer parte deste momento é contribuir para fortalecer a nossa sociedade, colaborar no amadurecimento da democracia e do processo eleitoral do Brasil”, reforça.
O Tribunal elucida que são convidados a participarem dos trabalhos de auditoria, os representantes de partidos políticos, federações e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), o Ministério Público e demais entidades fiscalizatórias constantes na Resolução n° 23.673/2021. Além disso, qualquer pessoa interessada pode comparecer e colaborar com o teste de integridade.
Após ouvir todos os segmentos industriais de Mato Grosso por meio de pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), a Fiemt produziu um documento intitulado Prioridades da Indústria 2023-2026 com propostas para o aumento da competitividade do setor e o desenvolvimento econômico e sustentável do estado, dividido nos seguintes pilares: força trabalho, educação para o emprego, infraestrutura de energia e logística, eficiência do governo, políticas de internacionalização, tributação, financiamento, diversidade e inclusão, tecnologia e inovação, economia verde, Investe MT e viver melhor em Mato Grosso.
Para apresentar o documento, a federação convidou todos os candidatos ao governo do estado e ao Senado da República por Mato Grosso. Comparecerem às reuniões os postulantes Mauro Mendes e Marcos Ritela (governo) e Neri Geller, Jorge Yanai, Feliciano Azuaga e Antônio Galvan (Senado). Além disso, a publicação foi enviada aos demais. Confira aqui o Prioridades da Indústria 2023-2026.