A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite termina na próxima sexta-feira. A secretaria Estadual de Saúde alertou que a baixa adesão à imunização contribui para o retorno da doença no país, que há 32 anos não registra casos do vírus. Conforme dados do Ministério da Saúde, até o momento, a cobertura vacinal no estado está em 52%, percentual que preocupa a secretaria, que possui estimativa de vacinar 95%.
A intenção para esta campanha era de que fossem vacinadas 227,5 mil crianças menores de cinco anos de idade, no entanto, foram imunizadas, ontem, um total de 119.5 mil crianças dessa faixa etária.
Segundo sistema do Ministério da Saúde, somente 34 municípios do Estado estão com a cobertura vacinal acima de 90% e 24 municípios estão com a cobertura vacinal abaixo de 39%. O percentual dos demais municípios varia entre 41% e 88%.
“Não podemos baixar a guarda e submeter as crianças a esse vírus que causa a paralisia, entre outras sequelas. Por isso, oriento que aqueles que ainda não levaram seus filhos para vacinar procurem a unidade de saúde mais próxima para imunizá-los e, dessa forma, evitar a reintrodução desse vírus no país”, alertou o secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Melo.