A comissão julgadora anunciou os vencedores etapa estadual do concurso. Foram selecionadas as melhores produções artístico-culturais de quatro categorias (conto, desenho, música e poesia). Os primeiros lugares de cada uma se classificaram automaticamente para a fase nacional do prêmio, que reúne os trabalhos vencedores de outros estados do país.
O prêmio é dividido em dois grupos – alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental e do 6º e 7º anos do ensino fundamental (que aborda a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente).
Na categoria Poesia, no grupo 2, a vencedora foi a estudante Danielle Cella, de Nova Mutum. No grupo 1, a melhor poesia foi de Kaick Figueiredo Alves, de Lucas do Rio Verde. Maria Fernanda Gonçalves Ribeiro, de Nova Mutum, foi a campeã na categoria Música.
Há anos o Projeto MPT na Escola vem capacitando educadores de Mato Grosso para que atuem nas salas de aula como multiplicadores do saber. A dinâmica funciona como uma espécie de teia que envolve toda a comunidade escolar, conscientizando crianças e adolescentes, professores e pais para desconstruir mitos em torno do trabalho infantil e romper barreiras culturais de permissibilidade e naturalização.
A erradicação do trabalho infantil no Brasil é uma das metas institucionais do MPT. O “MPT na Escola” visa incluir, na proposta pedagógica e no currículo das escolas municipais do ensino fundamental, assuntos relativos aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, a fim de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, dando a devida importância e visibilidade à temática.