A Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus de Cuiabá, inscreve para mais de 100 vagas para alunos regulares distribuídas em mestrados e doutorados nos Programas de Pós-Graduação em Agricultura Tropical, Ciência Animal, Ciências Veterinárias e Zoologia. Há vagas em ampla concorrência e ações afirmativas. Os interessados devem seguir as regras dos editais e candidatar-se a partir de hoje até 7 de outubro, via Sistema Eletrônico de Informações da UFMT.
O Programa de Pós-graduação em Agricultura Tropical oferta 12 vagas para o mestrado e 17 para o doutorado. Do total de vagas para o mestrado, três são para ações afirmativas. Já no doutorado das 17 vagas, quatro serão preenchidas por ações afirmativas. O processo seletivo é constituído por três fases, sendo a primeira a Análise da Documentação. A etapa seguinte é a apresentação oral do Pré-Projeto de Pesquisa e Arguição, marcada para acontecer entre 14 e 18 de novembro.
O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal contempla 18 vagas para o mestrado e 13 para o doutorado, sendo quatro para ações afirmativas e no doutorado das 13 vagas, três serão preenchidas por essa reserva. O processo seletivo do mestrado é constituído por três fases. A primeira fase é a Análise da Documentação. A etapa seguinte é a Arguição, marcada para entre 14 e 18 de novembro em plataforma digital. A Análise de Currículo fecha a seleção dia 6 de dezembro. No doutorado há também a fase de Apresentação do Anteprojeto de Pesquisa, entre os dias 21 e 25 de novembro.
O Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias oferece até 28 vagas com reserva de seis para ações afirmativas, distribuídas igualmente entre mestrado e doutorado e nas áreas de concentração “Clínica médica e cirúrgica de animais domésticos e silvestres” e “Sanidade Animal”. O processo seletivo tanto do mestrado quanto do doutorado será composto por duas etapas: avaliação do projeto de pesquisa, da apresentação oral e arguição sobre o projeto de pesquisa e avaliação do curriculum vitae.
O Programa de Pós-graduação em Zoologia oferece até 18 vagas com reserva de quatro para ações afirmativas nas linhas de pesquisa “Sistemática, Biogeografia e História Natural” e “Morfologia e Genética Animal”. O processo seletivo do mestrado é composto por análise do pré-projeto de pesquisa; defesa do pré-projeto de pesquisa; prova de aptidão à compreensão da Língua Inglesa e análise de Curriculum Vitae.