PUBLICIDADE

Tribunal mantém apreendidos tratores usados em crimes ambientais em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias

A segunda Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou recurso e manteve a apreensão de dois tratores e uma camionete F-1000 apreendidos em possível crimes ambientais. A decisão do relator do processo, desembargador Mario Kono, foi acompanhada pela desembargadora Maria Aparecida Ferreira Fago e o desembargador Luiz Carlos da Costa.

Equipes da secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar flagram a prática de crimes ambientais mediante a execução de desmatamento a corte raso, uso irregular do fogo, destruição de área de preservação permanente (APP) e implantação de atividade potencialmente poluidora, sem autorização do órgão ambiental competente, em uma área rural em Cuiabá. “Foi possível observar que o fogo atingiu o remanescente florestal da propriedade, chegando a destruir árvores dentro da APP. Em alguns pontos houve aterramento da APP, sendo encerrado parte do material derrubado, dentro do curso hídrico (rio)”, consta auto de inspeção.

A defesa alegou no recurso que os bens apreendidos estavam na propriedade do autuado e vizinho em razão de comodato, que os bens foram apreendidos indevidamente, pois não havia no local atividade ilícita ambiental e que o terreno seria área rural consolidada. A defesa alega ainda que os maquinários e caminhonete não são utilizados para pratica de infração ambiental, de modo que a restituição à proprietária não colocaria em risco o meio ambiente.

Mas os argumentos não foram acolhidos pelo Tribunal de Justiça e, em voto, o relator apontou que “no caso dos autos não é possível afirmar que os bens apreendidos, não serão utilizados em nova prática infração ambiental, o que impediria a nomeação do proprietário como fiel depositário”. Assim, foi negado o provimento dos pedidos da defesa em tutela liminar”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo federal confirma nova edição do concurso nacional unificado com 3.352 vagas em 35 órgãos

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)...

Trabalhador fica ferido após cair de escada e bater a cabeça em Sorriso

Um trabalhador foi socorrido esta tarde após sofrer uma...
PUBLICIDADE