PUBLICIDADE

Proibição da pesca nos rios de Mato Grosso é antecipada e começa no próximo dia 3

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A pesca será proibida nos rios de Mato Grosso, a partir de 3 de outubro até 2 de fevereiro do próximo ano, no período de defeso e reprodução dos peixes. A decisão foi tomada, hoje, na reunião extraordinária do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca). O período representa uma antecipação de um mês em relação ao período decretado como defeso da piracema nos demais Estados. O padrão da atividade reprodutiva dos peixes nos rios de Mato Grosso foi constatado por monitoramento e pesquisa feitos por especialistas da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso que monitoram os peixes.

Os estudos mostram que a maioria das espécies já está em período reprodutivo em outubro, no entanto, ainda não é visível para leigos que o peixe está com os órgãos reprodutivos desenvolvidos. Por isso é necessário proteger os peixes da pesca neste período, informa o governo estadual.

Conforme a professora e bióloga UFMT, Lúcia Mateus, os dados coletados sobre as espécies pintado e cachara mostram que a probabilidade de elas estarem em reprodução no mês de outubro é de cerca de 40%, já em fevereiro, 20%. A probabilidade do conjunto dos siluriformes (peixes como o cascudo e bagre) estarem se reproduzindo no mês de outubro chega a 55%, enquanto em fevereiro, é em torno de 12%. “Estes são dados estatisticamente significativos, e com 95% de confiabilidade”, afirma a pesquisadora.

A proibição de outubro a fevereiro serve também para garantir os estoques pesqueiros do futuro e a União paga, neste período, seguro defeso de um salário mínimo aos pescadores profissionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: terminam hoje inscrições de seletivo na Educação com mais de 300 vagas

As inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação...

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...
PUBLICIDADE