A prefeitura de Sinop, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, lançará na próxima semana o Qualifica Sinop, um programa de qualificação profissional em parceria com o Senai com a oferta de 1,8 mil vagas em cursos de diversas áreas. A iniciativa tem como prioridade atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estão fora do mercado de trabalho, no entanto, também serão ofertadas vagas para profissionais que desejam ampliar o currículo e se requalificar.
Serão ofertados cursos nas áreas tecnológicas, de construção civil, eletroeletrônica, metalmecânica, alimentos e bebidas, vestuário, automotiva, tecnologia da informação, logística e gestão. “Essa ação vem para atender as necessidades do mercado de trabalho de Sinop, tanto das pessoas que estão à procura de emprego e qualificação, como dos empresários que buscam mão de obra. De acordo com os dados levantados pelo Sine e pelo Senai, identificamos a carência de mão de obra em algumas áreas específicas, e com base nesses dados foi realizada a definição dos cursos oferecidos”, explica a primeira-dama e secretária da pasta, Scheila Pedroso.
Para o desenvolvimento do Qualifica Sinop, o município e o Senai se baseiam em 3 pilares: oportunizar a geração de emprego e renda para o cidadão, potencializar o desenvolvimento da cidade, e garantir mão de obra qualificada. “Para colocar esses pilares em prática, estamos buscando o apoio dos empresários para que incentivem seus colaboradores a se qualificarem”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, pasta parceira da ação.
O Qualifica Sinop será lançado na próxima quarta-feira (6), às 19h30, no Senai Sinop, durante o Jantar da Assistência Amiga, evento em que a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação homenageará empresas, entidades e pessoas parceiras das ações sociais do município. Na ocasião serão apresentados os cursos, carga horária, metodologia e demais informações sobre programa.