A carreta do MT Hemocentro iniciou, hoje, a coleta de sangue em Guiratinga para estar mais acessível aos doadores para manter o estoque de sangue abastecido no Estado. “Estamos com baixo estoque de sangue e com o início das atividades da carreta vamos conseguir potencializar as doações e auxiliar os 141 municípios com bolsas de sangue, que são utilizadas em hospitais durante cirurgias ou outros tratamentos de saúde”, explica a secretária Estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira.
O atendimento vai até amanhã, na avenida Rotary Internacional, das 8h às 17h. No dia 12 vai a Campo Verde, onde permanece até o dia 16. Dos dias 26 e 30, a unidade móvel fará coleta de sangue em Poconé (115 km da capital). Não será necessário agendamento prévio para fazer doação na carreta.
A carreta tem capacidade para atender entre 80 a 130 pessoas por dia. A unidade móvel conta com o apoio de 12 profissionais, entre médico, enfermeiro, técnico de enfermagem que atuam na sede do Banco de Sangue Público, localizado em Cuiabá. Em contrapartida, o município que recebe o veículo auxiliará na logística da carreta e fornecerá o suporte necessário em caso de alguma intercorrência.
“Queremos facilitar o acesso das pessoas à doação de sangue para, juntamente com a equipe do Hemocentro, ajudar a salvar vidas, porque com uma bolsa de sangue podemos salvar até quatro pessoas”, lembra a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.