A prefeitura de Nova Canaã do Norte (200 quilômetros de Sinop) assinou um processo de dispensa para formalização do termo de colaboração com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). O objetivo é a implantação do curso bacharelado em Engenharia Civil, vinculado ao campus de Colíder (160 quilômetros de Sinop).
O curso terá turma única com 50 vagas, com início das aulas neste semestre. O repasse do município para concretizar o projeto foi de R$ 300 mil. O ato administrativo de dispensa de chamamento público foi assinado pelo prefeito Rubens Roberto Rosa. O anúncio do curso já havia sido feito em janeiro e o vestibular para selecionar os alunos foi aplicado em maio.
Segundo a reitora eleita da Unemat, Vera Maquêa, a Unemat não deve abrir novos câmpus nos próximos anos. No entanto, proposta é fortalecer a estrutura já existente, de forma a não comprometer o orçamento da Unemat.
“Hoje, não existe previsão de implantação de novos câmpus. Temos 13 campus em todo o estado e trabalhamos com uma estrutura já bastante grande. Atendemos muito da comunidade de Mato Grosso. Já estamos acostumados com esse ‘assédio’, digamos assim, no bom sentido, porque todos os municípios de Mato Grosso querem a Unemat. Isso é bom e nos enche de orgulho. Ninguém iria querer se a instituição não fosse de referência e qualidade. Mas, hoje, com o orçamento que a gente tem, não existe essa possibilidade”, afirmou, em junho, após ser eleita.
Vera destacou que em seu plano de gestão consta a democratização do acesso à universidade por vias alternativas, como a abertura de turmas únicas em alguns câmpus e até mesmo em cidades onde a Unemat ainda não está presente, a exemplo de Nova Canaã do Norte. “Temos alguns núcleos pedagógicos no Estado e, por meio deles, a gente oferece turmas únicas especiais. Dentro de alguns câmpus consolidados também realizamos esse tipo de oferta. E, com isso, a gente consegue atender a uma demanda da sociedade sem aumentar a nossa estrutura, que tem a ver com impacto financeiro muito forte. Então, estamos em uma linha de fortalecer o que a gente já tem. Nossa proposta foi construída sobre esse espírito”, defendeu.