O Programa Ilumina Sinop, que prevê a substituição de pelo menos 28 mil luminárias convencionais por LED, será lançado nesta quarta-feira, e vai resolver um dos principais problemas nos bairros. O levantamento mais recente indica que nos bairros, centro, setor industrial e demais localidades são 32 mil pontos de iluminação pública.
O programa será implantado em parceria da prefeitura e o governo do Estado. “Esse programa contribuirá com a modernização do município e eficiência energética, já que essas luminárias LED, além de terem maior qualidade e luminosidade, ainda são mais econômicas. Certamente será um ganho para Sinop e toda a população”, disse, através da assessoria, o prefeito Roberto Dorner.
A prefeitura comprou braços para instalação das luminárias, cabos, relés e demais equipamentos necessários. Serão instaladas luminárias de 60, 100 e 200 watts (todas com vida útil mínima de 50 mil horas), dependendo dos tipos de vias em cada caso, bem como velocidade máxima permitida. O governo adquiriu as luminárias.
Além de melhorar a qualidade da iluminação pública, as lâmpadas de LED vão diminuir o consumo de energia elétrica e a demanda no horário de pico.
O secretário de Obras, Remídio Kuntz, disse que “as equipes da secretária já iniciaram os trabalhos de substituição dessas lâmpadas convencionais por luminárias LED”.