A inauguração do espaço de leitura professora doutora Yasmin Jamil Nadaf será amanhã, às 14h, na biblioteca do campus. Após 40 anos de vida acadêmica, ela decidiu doar seu acervo literário com cerca de 4 mil exemplares, além de revistas e almanaques, uma coleção de jornais contendo matérias sobre escritores mato-grossenses, como Manoel de Barros.
É a primeira vez que a Unemat Sinop recebe uma a doação de uma grande quantidade de livros. Segundo o professor doutor Genivaldo Sobrinho, coordenador do mestrado profissional em letras, o acervo será base importante para estudos acadêmicos. “É um manancial de futuras pesquisas, na área de linguística e literatura, um material raro. Todo esse acervo contribui para que a gente possa desenvolver pesquisas, dissertações e teses, a partir do material que está a disposição da gente agora” declarou, ao Só Notícias.
O acervo vai estar a disposição dos leitores em geral e deve seguir os padrões de uso e acesso à biblioteca, estipulados pela universidade.
Yasmin Jamil Nadaf é cuiabana, tem 61 anos, reside na capital, foi professora na UFMT e em uma universidade particular e ministrou algumas palestras na Unemat em Sinop. Licenciada em letras pela UFMT, é especialista em literatura brasileira, pela UFPR, e mestre e doutora em literaturas de língua portuguesa, pela Unesp, com pós-doutorado em literatura comparada, pela UFRJ.
Na solenidade, serão feitas homenagens para membros da academia mato-grossense de letras e lançamento de livros, mesa redonda com escritores da academia, conversa sobre literatura local e aula inaugural dos programas de mestrado.