Uma comitiva de 18 americanos do Texas esteve reunida, ontem no final da tarde, na sede da União das Entidades (Unesin) com lideranças políticas e empresariais do municípios debatendo o desenvolvimento do agronegócio em Sinop e região. Os investidores são do setor agrícola (produtores, pecuaristas) e empresários do estado americano do Texas. Também participaram dirigentes da Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Estadual de Mato Grosso e Sindicato Rural.
O coordenador da comitiva, professor e integrante do departamento de agricultura do Texas, Jim Mazurkiewicz, revelou estar “muito impressionado” com o crescimento do agronegócio na região. “Consigo ver bem qual a diferença desde a última vez que vim para cá e o quanto cresceu. Estou bastante impressionado com algumas áreas de produtores que eu conheci aqui, além da produtividade e a possibilidade de fazer duas safras (por ano)”, disse.
Ele ressaltou a importância da troca de conhecimento entre os países, além de destacar que entre os líderes estão os maiores produtores de leite do Texas. “Neste grupo que trouxemos hoje, temos o primeiro e o segundo maiores produtores de leite do Texas. Então, com certeza, eles estão olhando para essa oportunidade de investir aqui também
O prefeito Roberto Dorner analisou que o encontro fortalece possibilidades de futuros investimentos. “Ficamos honrados em recebê-los. Eles trouxeram algumas coisas que fazem lá, nós também apresentando o potencial do nosso município e do Estado para que eles possam investir aqui e saber o que é produzido. Eles estão levando muita coisa boa para lá, onde de repente os investidores de lá queira vir para cá e iremos receber de braços abertos”,
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop Klayton Goncalves, destacou também a importância de novas visitas de produtores do exterior no município. “Temos recebido constantemente a visita de várias pessoas de vários locais do mundo, entendendo que somos uma referência de produção. Temos a Embrapa que é uma referência nacional e isso nos proporciona receber sempre pessoas do mundo todo. Eles estão vindo e, sondando, houve bastante questionamento sobre investimento e parcerias econômicas”, finalizou.
O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, reforçou o poder do agronegócio. “Mostra a importância da nossa região, principalmente Sinop. Os olhos estão voltados para nossa região e isso mostra a importância da agropecuária no Estado de Mato Grosso. Ela representa 56% do PIB nacional, então mais da metade do PIB vem do setor primário”, finalizou.
De janeiro a junho deste ano, as indústrias em Sinop negociaram, com clientes nos Estados Unidos, US$ 1,4 milhão (R$ 5,8 milhões), em diversos produtos, dentre eles soja e milho.
O grupo americano também vai visitar Lucas do Rio Verde.