A 8ª edição do projeto Casa Limpa será dia 27, a partir das 7h por um grupo de voluntários, pescadores e parceiros que vão recolher lixo deixado às margens do rio Teles Pires e Verde. Nessa edição o ponto de encontro dos participantes será na ponte da MT-220, a cerca de 40 km da cidade.
A ação será reforçada por mergulhadores, que fazem a chamada “pesca sub”, para auxiliar na retirada do lixo que fica mais ao fundo dos rios. Também estarão presentes no local prestando apoio, autoridades como a marinha, o corpo de bombeiros e a secretaria estadual de Meio Ambiente.
Segundo um dos organizadores, Márcio Rodrigo Baggio, tradicionalmente durante a ação, são colocadas placas de orientação e conscientização em todo o trajeto percorrido, como “não jogue lixo na natureza” e “respeite a natureza”, buscando conscientizar a sociedade para o cuidado com o meio ambiente e com a preservação do bem comum. “A gente nunca quer juntar muito lixo. Para mim quanto menos juntar por ano melhor” e “já é um reflexo disso, estamos juntando menos lixo que nos anos anteriores, cinco anos atrás”, analisou.
Cada barco e caiaque que participarem da ação receberá um número de identificação e, ao final da ação, haverá sorteio de prêmios – barco novo de 4 metros. Ao fim das atividades de coleta será servido almoço no local para os participantes.
O projeto acontece com patrocínio de apoiadores. Todo dinheiro arrecadado é utilizado na preparação da ação e, quando ocorre de sobrar, o valor é repassado para alguma entidade.