A pesquisa de intenção de compra dos mato-grossenses para o dia dos pais aponta que 43% dos entrevistados pretendem fazer presentar. Foram 117 entrevistados em 32 municípios , entre os dias 1º e 10, pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso com
O valor médio será de R$ 200 o que, segundo análise do instituto poderá movimentar na economia do Estado em até R$ 306 milhões. Roupas e acessórios foram os objetos mais citados por 64% dos entrevistados que pretendem presentear os pais, seguido de perfumes e cosméticos (20%), além de joias e relógios, que aparecem com 8%.
As lojas serão os estabelecimentos mais procurados por 58% dos entrevistados. 30% comprarão em shopping, 8% em e-commerce. Os restaurantes também serão procurados por 4% dos respondentes para celebrar a data.
Dos que disseram que não presentearão, 40% dos entrevistados, 57% alegaram que o principal motivo é a não comemoração da data. Já a questão financeira será um empecilho para 32% dos entrevistados que não irão presentear.
Quase a metade dos questionados na pesquisa (48%) disse que pretendem gastar mais este ano do que em relação ao ano anterior. 36% afirmaram que gastaram o mesmo valor e apenas 16% pretendem gastar menos em relação ao ano passado.