A prefeitura de Brasnorte (400 quilômetros de Sinop) abriu procedimento licitatório para contratar uma empresa para executar a pavimentação da pista de pouso e decolagem, pista de taxiway e pátio de estacionamento de aeronaves do aeródromo municipal. Os recursos estimados em R$ 5,1 milhões são de um convênio com o governo do Estado, anunciado em maio deste ano, pelo governador Mauro Mendes.
Na ocasião da assinatura do convênio, prefeito Edelo Ferrari já havia dito que a obra proporcionaria um avanço muito grande porque possibilitaria a remoção de pessoas em situação grave de saúde que precisam ser transferidas a outras cidades. Agora, no edital de licitação, a prefeitura ressaltou a importância da obra em outros aspectos para o município.
“A aviação civil possui um valor estratégico para o crescimento econômico e tecnológico de uma região, tendo em vista a crescente necessidade de um transporte rápido e eficiente, traduzida pela observação da crescente demanda no setor, demonstrando um percentual de aumento de cerca de 10% ao ano conforme as estatísticas. O aeródromo de Brasnorte tem como objetivo, em relação à comunidade do município e região, proporcionar vários benefícios, agregando qualidade de vida à toda a região, através de uma maior moralidade e flexibilidade de pessoas, cargas e correios, reduzindo distâncias e incluindo Brasnorte na rede estadual de aeroportos”, diz trecho do edital.
Ainda na justificativa do certame, a prefeitura aponta que a implantação do aeródromo trará restrições ao aproveitamento de áreas vizinhas do aeródromo. “Esta nova situação demandará uma atuação no sentido de controlar a ocupação do solo na região próxima, com o objetivo de garantir a implementação e a operação adequada e segura deste aeródromo. Nesse sentido faz-se necessário a contratação de empresa especializada em serviços de engenharia para execução da obra”.
As propostas das empresas serão recebidas no dia 9 de setembro, no departamento de licitações da prefeitura de Brasnorte. Após a emissão da ordem de serviço, a empresa vencedora do certame terá 180 dias para concluir a obra.