João Carlos Alves Rodrigues, 46 anos, foi condenado pelo envolvimento no homicídio de Valdecir Porta Zavvodini. A vítima foi assassinada a facadas, em uma lanchonete, no bairro Boa Esperança. O crime foi cometido em setembro de 1998.
O réu foi submetido a júri popular e a maioria dos jurados entendeu que ele foi o autor do assassinato, cometido por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Com isso, a juíza Rosângela Zacarkim dos Santos calculou a pena em 12 anos de prisão.
A magistrada também decidiu que João deverá cumprir a sentença em regime fechado. Porém, como ele não estava preso, a juíza autorizou que permaneça em liberdade até a sentença transitar em julgado.
De acordo com a denúncia, João tinha uma inimizade com Zavvodini. No dia do crime, o homicida estava com o irmão, quando chegaram na lanchonete e encontraram a vítima. Após dizer para o irmão que iria “matar esse cara”, João foi até o banheiro, onde Valdecir estava, e o esfaqueou com uma “peixeira”.
A vítima foi atingida no pescoço e no tórax. Já o suspeito fugiu com o irmão, em uma motocicleta. O processo ficou parado por vários anos, até que, em 2015, a Justiça conseguiu citar o acusado e marcou o julgamento. A ação penal contra o outro acusado de cometer o crime foi desmembrada.