Os policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental apreenderam, ontem, uma pá carregadeira, um trator de pneu e duas máquinas esteira na região rural no município de Diamantino (181 quilômetros de Cuiabá). Não foram realizadas prisões e os demais autos (de multa) serão confeccionados após a dinâmica da área. Também foram encontrados materiais lenhosos e detritos provenientes do desmate.
De acordo com o relatório do batalhão, o ponto de desmatamento foi apontado pela plataforma Planet Sccon. Durante a fiscalização, “ficou evidente a retirada de toda vegetação nativa”, consta. O gerente da propriedade apresentou uma declaração de limpeza, que está vencida desde maio. “Por não possuir documento válido para tal atividade de limpeza da área, foi solicitado a realização da dinâmica. E após dinâmica serão confeccionado as demais providências”, ressaltou.
Ainda de acordo com o batalhão, a pá carregadeira estava em pleno funcionamento, realizando a limpeza na área de vegetação nativa Cerrado. O trator de pneu, realizava a derrubada da vegetação, enquanto uma das esteiras estava com motor ainda quente, “com característica que estava em funcionamento a poucas horas da chegada da equipe de fiscalização”.
A outra esteira, não tinha número de identificação ou série, e estava com defeitos mecânicos. O gerente informou que após ser concertado, o maquinário voltaria aos trabalhos. Devido a impossibilidade de locomoção, o proprietário da fazenda objeto da fiscalização ficou como fiel depositário desta máquina.
O caso continuará em apuração.