PUBLICIDADE

Prefeitura e Corpo de Bombeiros iniciam ação para combate a incêndios em Sinop; 6 equipes

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em conjunto ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, apresentou, esta manhã, a estrutura de combate a incêndios no perímetro urbano e florestal de Sinop. A ação estará ativa até 30 de outubro. Serão seis equipes atuando no momento, com incremento de outras cinco em agosto.

O tenente coronel e comandante dos bombeiros em Sinop, Jean Oliveira, contou que a estrutura contará com um caminhão pipa, uma viatura auto bomba-tanque de menor porte, além de uma equipe de ronda e fiscalização nos setores com maior incidência de incêndios, como estradas Jacinta, Nanci e setores de chácara. “O trabalho da jornada delegada tem como objetivo apoiar, principalmente a fiscalização e responsabilização frente aos desastres ambientais. Neste momento, a questão é relacionada a queimadas ilegais e incêndios florestais”.

O comandante ainda afirmou que após o atendimento, será realizada uma perícia pela equipe especializada. Caso seja constatado que o fogo foi iniciado de forma criminosa, o dono da propriedade será multada de pouco mais de R$ 2,4 mil por hectare queimado na área rural.

O monitoramento dos focos de incêndios também é realizado pela sala de situação, onde estão concentrados monitores que exibem imagens de satélites, por meio de uma plataforma da agência americana (NASA), trazendo informações sobre incêndios em intervalos de 15 a 20 minutos após a captura das ocorrências.

A secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann ressaltou a importância da estrutura neste período, onde existe alto número de casos, além de trazer diferentes problemas relacionados a saúde pública e danos ambientais. “Na Defesa Civil nós temos quatro pessoas qualificadas, que estarão à disposição do Corpo de Bombeiros. Dizer à população que este trabalho é uma ação, mas que a gente pretende trabalhar o preventivo e evitar assim as queimadas”, reforçou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher e filhos são socorridos após intoxicação em Sinop

A mulher, uma criança, de 7 anos, e adolescente...

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...

Projeto “Florestas de Algodão” da UFMT é destaque em revista americana

o projeto "Florestas de Algodão", desenvolvido pelo Centro Vocacional...
PUBLICIDADE