O prefeito Ari Lafin e secretários se reuniram com produtores para tratar da pavimentação de 18 km da Linha Norte, cujo convênio assinado, há poucos dias pelo governador Mauro Mendes, faz parte do pacote de R$ 40 milhões de investimentos em Sorriso. Na Linha Norte devem ser investidos R$ 19.7 milhões e Lafin explicou que os produtores devem criar uma associação para poder atuar em parceria com a prefeitura e o governo do Estado e, em seguida, ser feita licitação. “Essa é mais uma parceria público-privada. Em Sorriso, as PPPs têm dado muito certo pois estamos trabalhando com o apoio dos produtores dos locais em que as estradas estão passando por manutenção”, frisa.
Para Ari a construção do asfalto na Linha Norte será fundamental no processo do transporte da produção e do trânsito em geral. “É preciso lembrar que estamos falando de um município com mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais, produtor de commodities e que passa por períodos de chuva intensa. Creio que o asfalto irá trazer segurança para o transporte da produção e segurança para qualquer um que faça uso dessa via”, afirmou.
A pavimentação integra o programa Agroestrada divulgado pelo governo do Estado, no último dia 11, prevendo obras em rodovia com plataforma de, no mínimo, 10 metros de largura e com cinco metros de pavimento (pista de rolamento). O Estado repassará 50% dos recursos necessários para a execução dessas obras e em contrapartida as prefeituras devem arcar com os 50% do total da obra, podendo essa contrapartida ser financeira ou não financeira, como na prestação de serviços de execução.