A prefeitura informou, hoje, que 26,8 mil não foram tomar a 3ª dose da vacina contra a covid-19 em Lucas do Rio Verde. Segundo a prefeitura, o número equivale a todas idades aptas a receberem essa dose. A faixa etária menor de 45 anos é a com maior porcentagem entre os faltosos.
Da 2ª dose, são 10.002 pessoas que não voltaram para o complemento vacinal. Os dados são da Vigilância em Saúde. Segundo a prefeitura, os números preocupam e a secretaria Municipal da Saúde tem realizado diversos serviços estratégicos para alavancar a cobertura considerada baixa.
Aumentar a quantidade de luverdenses com ciclo vacinal completo e diminuir o risco de contágio são focos da Secretaria de Saúde, conforme avalia Cláudia Regina Engelmann, supervisora da Vigilância em Saúde. Para Cláudia, prevenir as formas graves da covid-19 e, consequentemente, diminuir o risco de internações e óbitos estão entre os principais motivos que reforçam a necessidade de realizar o ciclo completo de vacinação contra a doença, isso porque, após alguns meses desde a segunda dose, a resposta imunológica tende a diminuir.
“A chamada terceira dose é necessária para aumentar a proteção contra a covid-19, inclusive, as novas variantes, por isso, convocamos a todos que compareçam a um dos postos o quanto antes e façam a sua parte, não tem justificativa para as pessoas não cumprirem com a responsabilidade”, pontua a supervisora da Vigilância em Saúde.
Conforme dados apresentados no site da prefeitura, o município já vacinou 141.002 pessoas contra o coronavírus. O número leva em conta a aplicação de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para pessoas com mais de cinco anos de idade.