Na noite deste domingo, o Palmeiras empatou sem gols com o lanterna Fortaleza na Arena Castelão. Apesar das boas oportunidades para os dois lados, os goleiros brilharam e garantiram o 0 a 0. Válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o jogo foi dado como encerrado antecipadamente, depois que o estouro de um disjuntor na parte externa afetou a energia do estádio.
Os clubes e a equipe de arbitragem foram informados de que não haveria tempo hábil para o conserto do problema. Assim, depois de 30 minutos da queda de energia, a partida foi encerrada pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio.
Mesmo com o empate com o Fortaleza, o Verdão se mantém na liderança da competição, agora com 30 pontos. Contudo, a distância para o segundo colocado, que agora é o Corinthians, diminuiu para apenas um ponto. Já o Fortaleza segue em situação delicada, na lanterna, com apenas 11 pontos.
As duas equipes voltam a campo no meio de semana, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na quarta-feira, às 20h (de Brasília), o Fortaleza encara o Ceará , no Castelão. Na partida de ida, o Leão venceu por 2 a 0. Já o Palmeiras encara o São Paulo na quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Allianz Parque. No primeiro jogo, a equipe perdeu por 1 a 0.
O duelo começou agitado na capital cearense, e o Fortaleza chegou a balançar a rede logo aos dois minutos, com José Welison. Contudo, após checagem no VAR, o árbitro Wilton Pereira Sampaio anulou o lance e deu toque de mão de Matheus Vargas na origem da jogada.
O Palmeiras tinha dificuldade de vencer a marcação e demorou para aparecer com perigo na área adversária. Já o Fortaleza tentava chegar com tabelas rápidas. Em uma delas, Pikachu apareceu nas costas da zaga e quase marcou, mas estava impedido.
A primeira boa chance palmeirense surgiu apenas aos 21 minutos, quando Wesley recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da área. Rony tentou a finalização, mas a bola desviou na marcação e saiu pela linha de fundo.
O time da casa seguia marcando bem a área e apostando nos contra-ataques em velocidade. Foi assim que Romarinho quase abriu o placar aos 37, quando ganhou de Luan e invadiu a área, mas viu Weverton fazer boa defesa na finalização.
A tentativa de resposta do Verdão veio aos 41, quando Scarpa cruzou na segunda trave, mas Wesley cabeceou fraco, sem direção. A última oportunidade antes do intervalo aconteceu aos 47, quando Rony foi acionado por Danilo em velocidade e cruzou rasteiro. Benevenuto desviou pela linha de fundo e quase mandou contra a própria meta.
As duas equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa, e a primeira oportunidade de perigo foi do Fortaleza. Aos cinco minutos, Matheus Vargas cruzou com veneno, e a bola tirou tinta da trave após desvio de Murilo. O Verdão respondeu rápido, aos sete, quando Zé Rafael completou o escanteio de Gustavo Scarpa na primeira trave, e Fernando Miguel fez excelente defesa.
A partida seguiu movimentada no segundo tempo e, aos nove minutos, foi a vez de Weverton trabalhar, depois que Yago Pikachu saiu cara a cara ao ser acionado em velocidade. Depois disso, o Palmeiras voltou a assustar aos 17, quando Wesley invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado, e Fernando Miguel fez outra boa defesa.
Preservado na escalação inicial, Raphael Veiga entrou em campo aos 19, na vaga de Dudu. Na mesma parada, Breno Lopes substituiu Wesley. E foi o camisa 19 quem quase abriu o marcador aos 31, quando recebeu de Rony e finalizou em cima do goleiro.
O Palmeiras subiu para pressionar o time da casa na reta final e levou perigo na bola parada, uma de suas especialidades. Em cobrança de falta lateral, Gustavo Scarpa cobrou com veneno para dentro da área e a bola passou por todo mundo antes de Fernando Miguel fazer outra boa defesa.
Na emoção dos últimos minutos, o clima esfriou no Castelão quando houve uma queda de energia na região do estádio, e os refletores se apagaram. Como a origem foi na parte externa, não houve previsão de retorno imediato. Assim, o árbitro Wilton Pereira Sampaio encerrou a partida depois dos 30 minutos protocolares.