Produtores rurais de todo Estado participaram, ontem, do treinamento, na sede da Associação dos produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) para o uso da ferramenta “Mapa do CAR”, que analisa os processos do cadastro ambiental rural, que oferece uma extensa base de dados geográficos, com imagens de diversos satélites, bases mundiais, estaduais e federais, cartas topográficas, RadamBrasil Vegetação, base geográfica e também o Mapa dos Biomas, Mapa Político Administrativo e Rodoviário, dentre outras informações relevantes. A ferramenta proporciona eficiência e segurança na regularização ambiental da propriedade rural.
“Reunimos produtores e parceiros para dar mais clareza e resolver os entraves referentes à ferramenta. Tivemos a oportunidade de alinhar os procedimentos para que os produtores possam fazer tudo de forma correta e com isso atingir maior resolutividade”, disse o presidente da Aprosoja, Fernando Cadore
A secretária-adjunta estadual de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto Copetti, explicou que a secretaria estadual de Meio Ambiente tem metas para ampliar o quantitativo de cadastro no sistema “Mapa do CAR” e que a participação do produtor no workshop é fundamental. “A nossa missão é justamente esclarecer dúvidas e trabalhar de forma transparente e muito próxima do produtor. Este encontro foi muito importante para que todas as informações chegassem lá na ponta e de forma correta, só assim vamos conseguir fortalecer o nosso trabalho”, expôs.
O produtor e presidente do Sindicato Rural de Cláudia (90 km de Sinop), Sergio Dalmaso, disse que o evento promovido pela Aprosoja-MT foi importante para fazer muitos esclarecimentos. “Todas essas informações serão úteis aos produtores que hoje têm dificuldades para operar o sistema”.
A informação é da assessoria.