A prefeitura de Marcelândia (211 quilômetros de Sinop) divulgou nota informando que as causas do incêndio de grandes proporções que atingiu a escola municipal Santa Terezinha, no Setor Industrial, ainda estão sendo investigadas. O caso foi registrado, ontem, e não houve registro de feridos.
Caminhões pipa e uma pá carregadeira da prefeitura também combateram as chamas, e o Corpo de Bombeiros de Colíder foi acionado para reforçar o trabalho. Na nota, o executivo detalhou que a unidade estava desativada desde o início do ano, sendo que os alunos foram remanejados para uma escola estadual.
Ainda consta que o local estava sendo usado para armazenamento de materiais das secretarias dos município. A de Saúde, por exemplo, guardava equipamentos em desuso, por estarem com defeitos e terem sido trocados por outros novos. No entanto, cadeiras de rodas e de banho recém adquiridas foram atingidas, além de materiais de higiene e limpeza.
O Departamento de Cultura armazenava objetos decorativos utilizados para eventos artísticos e culturais, inclusive do evento Natal de Todos, e estes também foram consumidos pelas chamas. Já a secretaria de Educação, guardava carteiras escolares novas, que foram retiradas da unidade e não ficaram danificadas. Estas, substituirão as antigas no período de férias.
Na nota, a prefeitura ainda apontou que foram enviados para o local o caminhão pipa e “servidores que tiveram a grande contribuição da população, em especial dos madeireiros da nossa cidade que deslocaram diversos caminhões pipas e pessoal para auxiliar no combate ao fogo”.
Em vídeo divulgado, moradores registraram o incêndio que tomou grande proporção. A pá carregadeira acabou derrubando parte da cobertura de uma passagem de um bloco para outro e evitar que o fogo se alastrasse mais. O valor do prejuízo ainda é calculado.