O período de entressafra da pecuária iniciou em maio com a diminuição no volume das chuvas em Mato Grosso, que tende a se intensificar nos próximos meses. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que a seca chegou mais cedo no Estado devido a redução significativa no volume de chuvas desde o mês de abril, quando comparado com o mesmo período do ano passado o que fez com que boa parte dos pecuaristas começassem a liberar seus animais devido à baixa qualidade dos pastos.
“Nesse período, as regiões mais impactadas pela seca precoce foram a sudeste e centro-sul. Para os próximos 30 dias, essa conjuntura tende a se estender e são esperadas chuvas acumuladas entre 10 e 25 milímetros em grande parte do estado, com
destaque para a nordeste, com redução ainda maior previsto entre 0 e 5 mm. Diante disso, os produtores que não procurarem sistemas mais intensivos de engorda, como um semiconfinamento ou um confinamento, poderão sentir perdas no processo de engorda dos animais”, avalia o instituto.