PUBLICIDADE

Operação contra pesca ilegal prossegue em Sinop por tempo indeterminado, diz sargento; 2 foram detidos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: divulgação e Só Notícias/Fabiano Marques)

A Polícia Militar de Proteção Ambiental de Cuiabá está realizando, em Sinop, operação contra crimes ambientais, com o intuito de fiscalizar pesca ilegal e outras infrações envolvendo a fauna e a flora na região. Uma equipe composta por quatro policiais, estão desde segunda-feira realizando a fiscalização em pontos estratégicos no município, resultando em prisões contra suspeitos envolvidos em atividades ilegais de pesca.

Ao Só Notícias, o sargento Roberto Duarte Vitório, revelou que não há previsão para interrupção das fiscalizações. “Essa operação tem o intuito de coibir crimes contra a fauna e flora em Sinop e na região Norte. Somos de Cuiabá e a operação não tem um período exato para terminar. Viemos na segunda-feira e ela pode se estender por 10 a 15 dias. Dependerá das demandas que serão atendidas”.

O policial revela que a operação foi iniciada após várias denúncias junto a secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). “Foi solicitado por diversas denúncias anônimas através do 0800 da SEMA. Essas denúncias chegaram até o batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental. Em resposta a essas solicitações foi desencadeada essa operação aqui na região”.

Na última terça-feira, a equipe prendeu um homem que estava transportando 129 quilos de pescado sem autorização legal, na comunidade Alcione. Já na quarta-feira, no rio Teles Pires, um homem foi preso com 20 quilos de peixes, com várias espécies, além de localizarem uma rede de 50 metros, o que é estritamente proibido. “Nos primeiros dias obtivemos êxito em localizar e prender infratores que estavam cometendo crimes ambientais, tais como transporte de peixe pescado sem cabeça, descaracterizado e outra situação de um senhor que estava colocando rede, com pesca predatória sob o uso de apetrechos proibido”, detalhou.

Ele revelou que vem sendo feito um patrulhamento fluvial no rio Teles Pires, onde a equipe está abordando os barcos e orientando os pescadores sobre a medida do pescado e a obrigatoriedade do uso da carteira de pescador amador ou profissional. “Com a carteira de pescador (amador) você pode levar 5 quilos e mais um exemplar, explicou. O pescador com a carteira profissional pode pescar 125 quilos durante a semana.

A carteira de pescador que pode ser adquirida através da secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE