A câmara aprovou, esta manhã, abertura de duas comissões parlamentares de inquérito para apurar casos de supostos funcionários fantasmas na prefeitura e pagamentos ilegais para atendimentos prestados na área de saúde e cujas irregularidades passariam de R$ 1 milhão.
Vão compor a CPI dos pagamentos os vereadores Rodrigo Machado (PSDB), Jane Delalibera (PL) e Diogo Kriguer (PSDB).
Na comissão que investigará caso dos servidores fantasmas estarão Marlon Zanella (MDB), Celso Kozak (PSDB) e Zé da Pantanal (MDB).
Os vereadores vão se reunir para definir presidentes, relatores e cronograma para requerer documentos da prefeitura, cópias de notas fiscais pagas, relatórios de servidores que estariam recebendo e não trabalhariam, além dos depoimentos que devem ser tomados.
O Ministério Público já começou a apurar o caso. O prefeito Ari Lafin, ao tomar conhecimento das duas situações, foi ao MP pedir providências e investigações. Semana passada, conforme Só Notícias já informou, uma servidora e uma empresária prestaram esclarecimentos sobre supostos esquemas de pagamentos ilegais para serviços prestados na área de saúde, em casos onde a secretaria municipal foi obrigada a fazê-los por ordem judicial.
O ex-secretário Luis Fabio Marchioro, que pediu afastamento do cardo durante as investigações, informou que ele quem fez as denúncias e que estimativa inicial era que pagamentos ilegais representariam R$ 1 milhão,