Os dados do Departamento de Planos, Operações e Estatísticas do 15º Comando Regional da Polícia Militar divulgados, hoje, apontam que houve redução nos índices criminais nos cinco primeiros meses deste ano em comparação a 2021. Peixoto de Azevedo (mais o distrito de União do Norte), Matupá, Itaúba, Santa Helena, Terra Nova do Norte, Marcelândia, Nova Guarita, Guarantã do Norte e Novo Mundo integram o comando.
Em relação aos homicídios, foram 11 este ano, ante 15 ano passado, ou seja, queda de 27%. Já nos roubos, a diminuição foi de 45%, passando de 77 para 42. Os dados foram expostos pelo comandante regional e tenente coronel da PM, James Jacio Ferreira.
Houve ainda aumento superior a 200% em relação as apreensões de drogas. De janeiro a maio de 2021, foram aproximadamente 48 quilos, enquanto este ano o volume é superior a 156 quilos. Ao todo, foram 61 ocorrências de entorpecentes e 48 de tráfico de drogas.
Além disso, os militares apreenderam 49 armas de fogo de variados calibres e conseguiram prender 15 foragidos da justiça, que estavam com mandados em aberto.
“É muito gratificante e motivador a análise dos indicadores criminais na nossa região. Essa redução apresentada nestes primeiros cinco meses do ano reafirmam uma tendência de queda imposta desde meados do ano de 2019 e nos permite afirmar que o Nortão é seguro e pacífico”, enfatizou o comandante.