A reitora eleita da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), professora Vera Maquêa e o vice reitor eleito, Alexandre Porto, revelou que já há uma conversa em andamento e uma autorização prévia do governo do Estado para que seja realizado novo concurso público para a instituição. A informação foi dada durante uma live com a comunidade acadêmica, após as eleições que definiram a nova reitoria.
“A gente sabe que já está ocorrendo uma conversa com o governo. Já existe uma autorização prévia da atual gestão, tanto para o concurso de profissionais técnicos, como para docentes. O compromisso que a gente fez foi para garantir que esse concurso seja feito logo. A gente sabe que agora estamos entrando em período eleitoral e não há possibilidade de concurso. Mas tão logo que a gente tome posse, iremos discutir com o governo para que a gente consiga preencher essas vagas”, afirmou Alexandre Porto.
O vice-reitor avaliou ainda que “a universidade está estrangulada pela falta de profissionais técnicos. E quase 50% dos nossos docentes hoje são contratados. Então, a gente precisa de concurso público para fortalecer as ações de pesquisa, de extensão, pós-graduação e o ensino da universidade. E nos comprometemos com isso durante toda a campanha, tendo sido a primeira meta para fortalecer as nossas ações”.
Conforme Só Notícias já informou, Vera Maquêa, de Cáceres, foi eleita nova reitora da Unemat, com 3.213 votos válidos de professores, acadêmicos e servidores, o que representa 50,93%. Em segundo, ficou o professor Roberto Arruda, de Sinop, com 2.522 votos válidos, 35,33%. O professor Celso Fanaia (Tetinho) teve 977 votos, representando 10,7%.
A eleição foi na última quarta-feira (1), durante todo o dia, em 39 municípios, onde foram instaladas 63 urnas. Houve 6.516 votos válidos, 18 nulos e brancos 22. A abstenção foi muito grande. Estavam aptos a votar 19 mil acadêmicos, professores e técnicos.
O resultado final ainda será divulgado após a validação das atas e o resultado está previsto para o dia 8. A posse de Vera e Alexandre ocorrerá em 16 de dezembro e seu mandato vai até 2026. Vera teve apoio do atual reitor, Rodrigo Zanin (de Sinop).