A cobra surucucu foi encaminhada pela secretaria de Estado de Meio Ambiente ao serpentário do Instituto Vital Brazil, de Niterói (RJ). A serpente estava sob cuidados do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso campus de Sinop.
A serpente, que havia sido entregue por um produtor rural de Nortelândia para os cuidados de professores do Hovet, será utilizada em pesquisas para a produção de soro antiofídico, que é um antídoto utilizado para atendimento de pessoas picadas por cobras venenosas.
Após a alta do animal, a Sema intermediou a destinação por meio da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros e da Gerência de Fauna. Uma equipe da secretaria fez o transporte de Sinop até Cuiabá e em seguida foi encaminhada até o aeroporto, já com uma equipe do instituto que a esperava.
O Instituto Vital Brazil é um dos laboratórios oficiais referência no Brasil em pesquisas e produção de soros antiofídicos. Entrega voluntária de animais silvestres, ou o resgate, pode ser solicitado pelo cidadão ao órgão ambiental, através da Polícia Militar.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.