As lombadas eletrônicas que estão funcionando, há um mês e meio, registraram redução no número de infrações por parte de motoristas e condutores de motos. O relatório de fluxo e infratores, emitido pela empresa responsável pela manutenção dos equipamentos eletrônicos constatou que, até o último dia 30, foram 6.913 infrações, redução de até 50% se comparados o fim do período educativo (até 15 de abril) e as primeiras semanas em que o equipamento iniciou efetivamente a operação.
O índice de aproveitamento das 22 lombadas instaladas em nove diferentes pontos do município, que indica a qualidade do equipamento, varia de 90,26% e 99,15%. “Isso demonstra que a quantidade de pessoas que está respeitando as normas de trânsito aumentou consideravelmente e isso representa mais segurança nas vias da nossa cidade”, analisa o especialista de trânsito, Igor Ataídes. “Com isso, a gente percebe que todos os equipamentos têm mostrado um grau de aproveitamento alto e isso se deve justamente à manutenção diária que a equipe realiza no local”, completou, através da assessoria.
Todas as vias onde as lombadas foram instaladas têm a velocidade máxima permitida de 60 km/h, tendo a redução na lombada eletrônica para 40 km/h. Nesses locais, as placas de velocidade máxima indicam o início e o fim da redução de velocidade.