PUBLICIDADE

Prefeitura dá andamento ao processo para criar Guarda Municipal em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O secretário de Administração, Estevam Calvo, discutiu, nesta segunda-feira, a criação da Guarda Municipal em Sorriso. O assunto foi debatido com o titular da secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, com o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Márcio Pires, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Claudio Oliveira.

Efetivamente, desde 2020, os servidores que atuam na guarda vêm desenvolvendo outras ações de fiscalização e cumprimento das leis municipais. Entre as novas atribuições que os guardas passaram a desempenhar, a fiscalização de perturbação do sossego, e, no período da pandemia, a dispersão de aglomerações.

“A partir de um estudo de impacto financeiro, poderemos avançar neste processo, preparar nossos guardas com o curso de formação necessário à nova função e seguir com todo o trâmite necessário para a migração para a mudança”, explicou Estevam.

No fim de abril, Moura e Pires conheceram a realidade do município catarinense de Palhoça. Entre as semelhanças, explica Moura, está o fato de a Guarda Municipal de Palhoça também ter nascido como serviço ligado necessariamente ao gerenciamento do trânsito e agora ter migrado para guarda civil, com atribuições que vão além do registro de boletins de acidentes, emissão de cartões de estacionamento, fiscalizações, blitze e multas.

A Guarda Municipal de Trânsito de Sorriso nasceu por meio do concurso, cuja prova foi aplicada em janeiro de 2012, e resultou na seleção de 20 agentes de trânsito. Os aprovados tomaram posse em abril do mesmo ano, ainda integrando o serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito, ligado à secretaria de Governo, visto que a secretaria só viria a ser criada cinco anos mais tarde, em 2017.

Em 2013, os ainda agentes, participaram de curso de formação com 400 horas/aula, promovido por meio de parceria com o Detran e realizado no auditório da Polícia Militar de 7 de outubro a 28 de novembro. Em 2020, por meio da Lei Complementar 314, de julho de 2020, foi alterada a denominação de “Agentes Municipais de Trânsito” para “Guarda Municipal de Trânsito”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Líder da bancada federal de Mato Grosso quer moção de repúdio ao Carrefour/Atacadão

A deputada federal coronel Fernanda (PL), coordenadora da bancada...

Prefeita eleita de Várzea Grande definiu 7 secretários

A prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL),...

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...
PUBLICIDADE