PUBLICIDADE

Lideranças começam tratar da instalação da conexão 5G em Mato Grosso; lei municipal é 1º passo

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução)

A implantação de redes móveis do sinal 5G em Mato Grosso foi debatida, na última sexta-feira, em Cuiabá, em encontro promovido pelo Movimento Antene-se, com apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec). O foco foi a chegada do 5G e a necessidade da adequação das leis municipais. As capitais serão as primeiras a serem atendidas. Cada uma deve aprovar leis permitindo a instalação de equipamentos, torres em prédios e demais localidades para distribuir o sinal da mais recente tecnologia.

Até o mês passado, havia 10 capitais com leis aprovadas e prontas para iniciar o processo de 5G. Cuiabá ainda não está neste grupo.

O encontro, na sexta-feira, debateu outros aspectos das vantagens das conexões 5G. Participam das discussões o especialista de regulação da Anatel, Humberto Pontes, o presidente da Abrintel e porta-voz do Movimento Antene-se, Luciano Stutz, o vice-presidente da Fiemt e presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec), Silvio Rangel, dentre outros, de forma híbrida.

Segundo Stutz, os gestores municipais têm um papel fundamental para a chegada da nova geração de redes móveis e também para a expansão da rede atual de 4G. “Tudo isso depende de um fator básico: as leis municipais de antenas precisam estar atualizadas e alinhadas às regras federais”, afirma.

O Movimento Antene-se busca contribuir para a modernização das leis sobre antenas nas principais cidades brasileiras, promover a inclusão digital e refletir sobre a implantação do 5G no país e é resultado da colaboração de seis entidades, que representam setores diversos da economia.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Padrasto que abusou de criança é preso em Sinop e diz que “via prazer no rosto da vítima”

Policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança...
PUBLICIDADE