As próximas semanas serão fundamentais para definir as condições das lavouras no Estado. Após um período de ótimas condições climáticas, que corroboraram para um momento inicial otimista quanto às estimativas de rendimento da pluma em Mato Grosso, no último mês, a ausência de precipitações deixou os cotonicultores em alerta, uma vez que, se
esse panorama se estender, a reserva de umidade do solo não será o suficiente para manter a produtividade atual em algumas regiões de Mato Grosso, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal.
“Por outro lado, os dados do TempoCampo trazem uma perspectiva de precipitações para os próximos trinta dias, que, se consolidada, tende a amenizar os riscos quanto à diminuição do rendimento da pluma em algumas localidades, visto que, as áreas com maiores riscos de serem comprometidas equivalem a 23,00% da área total estimada, uma vez que, foram semeadas fora da janela considerada ideal. Sendo assim, a projeção para a produtividade no mês de abril se manteve em 290,90@/hectare em Mato Grosso, alta de 4,76% em relação à safra passada”, conclui.