A licitação será na próxima semana e tem como objeto a contratação de uma empresa especializada no gerenciamento de Unidades de Terapia Intensiva. A contratada será responsável por gerir os 10 leitos no Hospital Municipal Nova Senhora Aparecida, em Guarantã do Norte (233 quilômetros de Sinop).
Consta no edital que a contratada ficará a frente das UTIs por um ano e o valor autorizado de investimento pelo prefeito Érico Stevan é superior a R$ 9 milhões. A contratação é por diária, sendo que cada uma deve custar pouco mais de R$ 2,4 mil (serão 3.650 diárias ao todo).
A empresa será responsável pelo gerenciamento técnico, administrativo, fornecimento de recursos humanos, materiais, medicamentos, insumos farmacêuticos e prestação de serviços médicos de nefrologia com fornecimento de equipamentos e insumos para essa demanda e outros necessários para o funcionamento.
O serviço deve ser prestado ininterruptamente, todos os dias da semana, 24 horas por dia. Na justificativa, o executivo considerou que “a atenção à saúde deve centrar as diretrizes na qualidade dos serviços prestados aos usuários, com atenção acolhedora, resolutiva e humanizada e oferecendo, segundo o grau de complexidade de assistência requerida e sua capacidade operacional, os serviços de saúde adequados”.
Além disso, “a modernização proporcionará à população assistência completa, integral, qualificada, humanizada e resolutiva” e a “manutenção deste serviço para o cuidado de pessoas que necessitem de atenção de urgência e emergência avançadas proporciona à população uma assistência completa, integral, qualificada, humanizada e resolutiva”.
Em cada turno devem ser ser mantidos um responsável técnico com título de especialista em medicina intensiva para UTI adulto, um médico diarista/rotineiro, um médico plantonista presencial, enfermeiro coordenador de equipe de enfermagem e um fisioterapeuta coordenador de equipe.
Também compõe o quadro por turno um enfermeiro assistencial, um fisioterapeuta, quatro técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo exclusivo da unidade, farmacêutico clínico, auxiliar de farmácia, nutricionista.
Em escala de sobreaviso estarão ginecologista obstetra, ortopedista, neurocirurgião, cardiologista, nefrologista, médico cirurgião geral, bem como buco-maxilo-facial.