A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) do governo estadual entregará 146 poços artesianos em 49 municípios até junho. O investimento de R$ 14,3 milhões, oriundo de recursos do Estado e emendas parlamentares estaduais, beneficiará cerca de 19 mil famílias que em bairros, comunidades, assentamentos e aldeias, de todas as regiões de Mato Grosso.
Do total investido, R$ 3,5 milhões foram destinados à abertura de poços em territórios indígenas e beneficiarão a 23 aldeias localizadas nos municípios de Gaúcha do Norte, Nova Ubiratã , Feliz Natal, Barra do Bugres, Nobres, Comodoro, São José do Xingu, Querência, General Carneir e Conquista D’Oeste.
As obras que abrangem 6 lotes, se dividem em duas fases, a primeira é de construção dos poços, que compreende a perfuração, revestimento e captação de água e a segunda, que é a etapa útil, na qual é feita a instalação e automação da bomba, base do reservatório, reservatório de água e cercamento da área, somente após todo esse processo é possível utilizar o poço.
A iniciativa para abastecimento de água em Mato Grosso começou a operar, inicialmente, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), quando foram perfurados 58 poços artesianos. Desde fevereiro deste ano, a abertura de poços é feita por perfuratriz adquirida pela Companhia, através de emenda parlamentar federal e recursos do Estado.
Atualmente, a Metamat tem demanda total de 1.1 mil poços, solicitados por vereadores, prefeitos e deputados estaduais e federais.