O peixotense Gustavo Aquino de Souza, de 12 anos, será um dos corredores que competirá por Mato Grosso, no autódromo José Carlos Pace (Interlagos), a partir do dia 24 de junho, na 3º fase do Campeonato Brasileiro de Moto Cross, pela categoria juvenil de 65 cilindradas. O jovem piloto já atua há três anos no meio, participando de diversas competições estaduais com a equipe Mineradora São Matheus/Gold Mine. Estarão na corrida até 40 pilotos, que farão uma bateria de 15 minutos e duas voltas pelo trajeto.
De acordo com a madrasta do jovem, Anni Karini Reina, de 33 anos, Gustavo era “uma criança bem introspectiva, tentávamos colocá-lo em vários esportes para ver se ele conseguia se encontrar e desenvolver melhores relacionamentos, mas sem resultados. Depois de um tempo ele acabou se identificando com o motocross, e hoje até faz natação e acompanhamentos com um personal trainer (devido à carreira)”.
No início de sua carreira, o rapaz deus seus primeiros passos com “uma moto de 65 cilindradas e usada. Depois o pai resolveu investir em um modelo ATM, ele participou de dois campeonatos mato-grossenses e outros menores, conseguindo boas colocações, mas acabou sofrendo um acidente e quebrando o braço no ano passado, ficou afastado e retornou no início de 2022”, detalhou Karini.
Ela salientou que neste momento, o corredor está na estrada, participando da Liga Independente de Motociclismo do Estado de Mato Grosso, com a próxima corrida prevista para o sábado, em Mirassol d’OEste. “Ele está correndo em duas categorias, de 65 (até 12 anos) e 85 cilindradas (de 12 até 15 anos). Ele vai compor os representantes do estado no brasileiro, junto ao Guilherme Ferreira, de Brasnorte, que também é da mesma idade”.
Gustavo passou ainda por um período de preparação diário com a ajuda de um treinador, conforme a madrasta. “Tem uma pista própria para o esporte em Peixoto de Azevedo, então ele esteve treinando todos os dias, além dos outros exercícios que ele executa para melhora das demais resistências”.