O pregão eletrônico tem como objeto o registro de preços para a aquisição de quatro ônibus rodoviários executivos, que atenderão as demandas das secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura, e Assistência Social. O valor destinado é superior a R$ 2,7 milhões e a definição da fornecedora será dia 2 de maio.
Os veículos devem custar pouco mais de R$ 693,2 mil cada, tendo 36 lugares (34 no salão, um para motorista e um para auxiliar), motor a diesel, competência mínima de 160 cavalos, direção hidráulica, freios pneumáticos ABS, parede de separação total, bagageiro traseiro, ar-condicionado de teto, poltronas executivas reclináveis de 950 mm de largura, porta pacotes, dentre outros detalhes.
Consta que na pasta de Saúde, a aquisição visa facilitar o “o transporte de pacientes, favorecendo os usuários do SUS, bem como, garantindo o atendimento da demanda pelo serviço no município”, para o transporte até Cuiabá “garantindo assim, integridade, pois se trata de um serviço essencial, contínuo e ininterrupto, não podendo, portanto, sofrer descontinuidade”.
Já na Educação, considerou o objetivo de “atender a demanda de alunos do município que necessitam de transporte para se deslocar de suas residências até as escolas em que os mesmos estudam”, em atendimento a artigo da Constituição Federal. Além disso, visa “auxiliar linhas do transporte escolar terceirizados, suprindo a elevação na quantidade de alunos com o retorno das aulas presenciais da rede estadual, as quais ultrapassaram a quantidade máxima de lugares possíveis em um veículo de transporte escolar”.
Por fim, justificou para a Assistência Social ressaltando a necessidade de atender as demandas no Centro de Convivência da Pessoa Idosa devido ao fato de ser realizado atividades de passeios municipais e intermunicipais que tem como finalidade desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, auxiliando no desenvolvimento de autonomia, da sociabilidade e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”.
Consta também que nos Centros de Referência e na sede da pasta “há a necessidade do deslocamento dos usuários que são acompanhados pelas unidades assistirem as reuniões e fóruns promovidos pela secretaria, atendendo também as crianças e adolescentes que moram no bairro Mario Raiter que participam do serviço de convivência e fortalecimentos de vínculos no CRAS São Domingos e que também fazem parte do projeto menor aprendiz”.