O prefeito Leandro Félix confirmou, hoje, que está firmando uma parceria com o governo do Estado para construir um moderno centro de detenção, com 432 vagas para reeducandos, e retirar a cadeia pública do centro da cidade. A proposta apresentada pelo prefeito ao governador Mauro Mendes e secretário de Segurança Pública de Mato Grosso Alexandre Bustamante.
A nova cadeia ficará em área afastada da cidade, que será cedida pela prefeitura. O projeto que está sendo desenvolvido é amplo e moderno, seguindo modelo do recém inaugurado no município de Várzea Grande e terá um anexo para os presos trabalharem durante o dia. O montante investido será anunciado após a conclusão do projeto, bem como a data de lançamento da licitação.
“Trabalhamos muito para que este compromisso que fizemos com a comunidade fosse concretizado. Graças a esta parceria com o Governo de Mato Grosso vamos conseguir mudar a atual situação”, declarou. Leandro argumenta que a cadeia atual, com o progresso do município, acabou ficando no centro da cidade, próxima a escolas e residências e há outros inconvenientes como o esgoto a céu aberto. A estrutura é antiga e não comporta o número de detentos.
Pólo na segurança, Nova Mutum conta com uma infraestrutura de segurança importante com Delegacia de Polícia Civil, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), 14º Comando Regional, 26º Batalhão de Polícia Militar e a 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar.