Sinop subiu de 19ª para 22ª posição no ranking nacional das PPPs – Parcerias Público Privadas – em projetos e obras feitos pelo poder público e empresas. O levantamento é referente a 2021, feito pela consultoria Radar e publicado na revista Exame.
Sinop está no ranking Top 50, com as cinquenta cidades brasileiras que mais celebraram parcerias. A primeira é São Paulo. Cuiabá subiu da 40ª colocação para 45ª. Só Notícias apurou que a capital e Sinop são as únicas de Mato Grosso no ranking.
Os quatro segmentos com maior número de contratos assinados por estes municípios são cultura e lazer; iluminação pública; estacionamentos e mobilidade. “2021 foi o primeiro ano de mandato de prefeitos e prefeitas que se elegeram no final de 2020, o que mostra que eles se engajaram nessa agenda e devem continuar com projetos de parcerias com o setor privado”, analisa Frederico Ribeiro, sócio da Radar PPP. São 500 novos projetos, iniciados, ano passado, entre prefeituras e empresas.
A consultoria registra que, devido as limitações orçamentárias, “cada vez mais prefeituras têm buscado modelos de concessão e PPPs, as parcerias público-privadas”.