O prefeito Leandro Félix assinou, ontem à noite, em Cuiabá, o termo de cessão de uso de bem imóvel junto a IMAFIR (Instituto Mato-Grossense do Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigação) e a prefeitura destinou 10 hectares, dentro do Parque Tecnológico, para implantar o Centro Avançado e Pesquisas de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigação.
“Este ato, esta assinatura, marca um novo ciclo no desenvolvimento, na pesquisa e na tecnologia. O Park Tech Mutum está em Nova Mutum mas é de Mato Grosso para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que vai além do nosso Estado para todo o planeta. Quero agradecer ao governo do Estado pela forma que tem conduzido os projetos de grande impacto para o nosso município e para o Brasil”, disse Leandro, ao discursar na abertura do fórum, em solenidade com o vice-governador Otaviano Pivetta e demais lideranças.
O presidente da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes do Mato Grosso (APROFIR), Otávio Palmeira, disse que é no “momento o futuro é a irrigação que vem ocupando áreas importantes para a cultura de feijão e pulses e vêm alimentando o Brasil e boa parte do Mundo. Em nome da associação quero agradecer ao prefeito Leandro por nos ceder essa área, onde iremos dar vida aos projetos de irrigação. O Centro de Pesquisa ajudará a crescer a produção de feijão, pulses e grãos especiais, transformando Mato Grosso em um estado de maior exportação”, analisou.
Leandro iniciou, em fevereiro, as articulações para Nova Mutum receber o centro avançado que deve ter 3.3 mil m2 de área construída. A associação estima investir R$ 4,4 milhões, na primeira etapa. Na estruturação, pretende investir R$ 4,6 milhões para aquisição de maquinários e equipamentos móveis. Os técnicos e pesquisadores contratados poderão atuar nas frentes de trabalhos com os parceiros produtores.
O 8º Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais vai até quinta-feira, no Centro de Eventos Pantanal.