O governo de Mato Grosso, a partir de junho deste ano, será o responsável efetivo pelo trecho entre Castanheira e Colniza da BR-174. Serão asfaltados 271,66 quilômetros da rodovia, com a construção de 23 pontes.
A informação foi repassada pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo de Oliveira, nesta segunda-feira, em audiência pública na Assembleia Legislativa. “Os recursos para a obra já estão garantidos pelo Governo de Mato Grosso e a Sinfra está neste momento trabalhando na adequação dos projetos para o asfaltamento da rodovia”, explicou Marcelo.
A rodovia foi federalizada em dezembro de 2008, para que o Governo Federal pudesse realizar a pavimentação. Como as obras não foram realizadas nesse período, o Governo de Mato Grosso solicitou que a rodovia voltasse para administração estadual e o Termo de Transferência da BR-174 foi assinado em 30 de dezembro de 2021.
O secretário frisou, durante a audiência, que a Licença Ambiental para a realização das obras foi emitida em maio de 2021. Além dos recursos do caixa próprio do Estado, Marcelo informou que existem R$ 15 milhões do Governo Federal para cumprimento de exigências referentes as condicionantes indígenas, que não podem ser utilizados para obras de pavimentação.
Marcelo de Oliveira ainda fez um balanço dos recursos do Fethab utilizados para obras de infraestrutura no Estado. Em 2018, foram utilizados R$ 271 milhões. Os investimentos deram um salto em 2020, para R$ 519 milhões. Já em 2021, foram investidos mais de R$ 800 milhões em obras de infraestrutura com recursos do Fethab.
“Esse não é um governo de mentiras. Os recursos que são arrecadados para a infraestrutura retornam em forma de obras e investimentos”, finalizou o secretário.
O secretário citou obras que são realizadas na região noroeste do Estado, como a recuperação da MT-170 entre Juruena e Castanheira, a pavimentação da MT-206 até Apiacás. Ele ainda disse que em breve vai ser lançada a licitação para a construção de uma ponte de 1.480 metros sobre o Rio Juruena, que será a maior ponte em construção mo Brasil. No momento o projeto está na revisão final da planilha orçamentária.