As concessionárias em Mato Grosso registraram aumento de 23,78% nas vendas de março. Isso se refere a um crescimento nos emplacamentos mais recentes. Apesar do resultado positivo, no ano, o comércio de veículos ainda apresenta queda 5,5%, mas por outro lado, as revendedoras de veículos novos projetam que haverá recuperação e vão fechar 2022 com crescimento acima de 5%.
Em todos os segmentos, que abrangem automóveis e comerciais leves, caminhões e ônibus, motocicletas e implementos rodoviários, foram comercializadas 8.016 unidades. Em fevereiro, foram 6.476. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
Na linha de automóveis e comerciais leves, subiu 4,9% em relação a fevereiro, com 3.272 unidades vendidas. Caminhões e ônibus o aumento é de 43% em março em comparação ao mês anterior. Foram 456 vendidos (421 caminhões), ante 318. Para motocicletas, as vendas cresceram 54,43%, sendo 3.175 mês passado e 2.056 em fevereiro.
“O consumidor tem na motocicleta deslocamento ágil e alternativa econômica no consumo de combustíveis e na manutenção. Passamos por momentos de dificuldades na produção e agora nos acena a recuperação com o aumento da produção nas montadoras”, explicou o diretor da Fenabrave, José Wilson.
Já a comercialização de Implementos rodoviários cresceu em março 11,54%. Foram 715 unidades ante 641 em fevereiro. Para o diretor-presidente da Regional Fenabrave, Paulo Boscolo, a segunda quinzena de março foi mais consistente em volume de vendas.
“Vários fatores formam essa variação, como os primeiros impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia e também as boas-vindas à redução do IPI. Em automóveis e comerciais leves a variação foi tímida (comparado a fevereiro), mas o que chama atenção é o crescimento em motocicletas”, completou.