PUBLICIDADE

CPI do Leite vai ouvir produtores em dois municípios do Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Fablicio Rodrigues/assessoria)

A Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar possíveis infrações de ordem econômica na cadeia produtiva do leite e seus derivados se reunirá quinzenalmente, na Assembleia Legislativa, e também definiu reuniões em municípios. O Estado está entre os 10 maiores produtores de leite no Brasil e a CPI aponta inexistência de livre concorrência na relação entre as empresas de laticínio e os produtores de leite que “abusam de posição dominante com imposição unilateral de preço pós-fixado e a prática de truste – união de várias empresas em uma mesma organização, de modo a aumentar o poder e controle em um determinado setor”.

No Nortão as reuniões para ouvir os produtores de leites e demais pessoas serão em Terra Nova e Juara. O cronograma prevê encontros em Jaciara, Campinápolis, Confresa. As datas serão anunciadas.  “Hoje a região do Araguaia produz mais de 900 mil litros de leite, uma produção extremamente significativa. Temos uma cooperativa de leite extremamente forte ali no Médio Araguaia e também uma indústria de laticínio na região, então a produção do leite faz parte da cultura daquela região, mas os produtores não estão satisfeitos”, disse o deputado Gimenez, integrante da CPI.

Embora o prazo para encerramento da CPI seja de 180 dias, prorrogáveis por mais 180, o deputado Gilberto Cattani, que preside a comissão, afirmou que pretende concluir os trabalhos em tempo menor. “Nós temos pressa. Eu também sou um produtor de leite e sei das necessidades que temos”. “Uma CPI não pode ser usada com cunho político, não é esse o nosso objetivo. Nosso objetivo é realmente resolver e eu acredito que a gente não precisa de muito tempo para isso”, declarou, através da CPI.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Senadores avaliam em Mato Grosso investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE