O bispo diocesano Dom Canísio Klaus celebra, hoje, às 18h, a santa missa com a consagração dos santos óleos e são esperados mais de 50 padres que levarão para suas comunidades (34 paróquias), em várias cidades do Nortão, os óleos para a prática dos sacramentos dos seus fiéis e também renovarão suas promessas sacerdotais.
O óleo dos catecúmenos concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal; óleo dos enfermos representa um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento e é ungido na fronte e palma das mãos. O óleo do crisma é usado no batismo.
São esperados mais 1 mil católicos de Sinop, Cláudia e Santa Carmem na catedral Sagrado Coração de Jesus e a celebração será transmitida pelas redes sociais.
Segundo o pároco da Catedral, padre João Alberto Konzen, “a missa acontece em todas as dioceses do mundo, normalmente na quinta-feira santa, pela manhã. Só não seguimos esse planejamento devido às distâncias, os padres não conseguem ir e vir fazendo 300 ou mais quilômetros. Desde segunda eles tem permanecido em retiro”.